Atrações Locais

Museu de Geodesia

Ao lado do Picoto da Melriça, no Centro Geodésico de Portugal, encontra-se o Museu da Geodesia, único no país.

Inaugurado em 2002 no âmbito de uma parceria entre a Direção Geral do Território e a Câmara Municipal de Vila de Rei, veio preencher uma lacuna relacionada com o importante legado histórico e científico deixado por grandes nomes de cientistas portugueses que trabalharam em prol da modernização geodésica nacional.

Horário: todos os dias; Manhã: 9h00 – 13h00; Tarde: 14h00 – 17h00; (encerra aos feriados).

Museu Municipal de Vila de Rei

Instalado na antiga Casa do Patronato, foi edificado numa das casas mais antigas de vila. Abriu as portas em Julho de 2001 e recria o modo de vida de uma família abastada de agricultores entre os séculos XIX e XX. Retrata, igualmente, aspetos do dia-a-dia da lavoura, bem como todo um conjunto de atividades e profissões tradicionais, como o processo de produção do vinho, a matança do porco, os ofícios do sapateiro, do ferreiro, do apicultor, do oleiro ou mesmo do resineiro.

Horário: Segunda-feira e Terça-feira através de contacto com o Município 4ª a Domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (encerra aos feriados).

Museu das Aldeias

Localizado na povoação de Relva, a cerca de 5 Km de Vila de Rei, este Museu de iniciativa privada, conta com uma exposição muito vasta dos mais variados objetos ligados à vida no campo e conta, também, com uma área onde se podem admirar vários animais em liberdade. O museu expõe, de uma forma educativa e contextualizada, suportes de memória coletiva, que visam interpretar e dar a conhecer o quotidiano e as práticas ancestrais, que constituem hoje um legado essencial para a compreensão do mundo rural português. Instrumentos de trabalho agrícolas e artesanais, dispostos por artes e ofícios, que testemunham a fadiga dos agricultores, a arte secular dos nossos artesãos e em geral a cultura do mundo dos nossos avós e bisavós…

Horário: 3ª a Domingo das 10h/13h e das 14h/18h.

Horário: todos os dias; Manhã: 9h00 – 13h00; Tarde: 14h00 – 17h00; (encerra aos feriados).

Lagar da Ferrugenta

O lagar é movido com a força da água da Ribeira da Galega. Provavelmente com mais de dois séculos de existência, funcionava com o sistema de prensa de vara ou “a sangue”, que significa que era movida pela força de dois homens. Possui um notável conjunto com cerca de 80 tulhas onde cada cliente armazenava a sua colheita de azeitona antes de ela entrar no lagar. Em 1953 ganhou novo equipamento e passou a ter prensa hidráulica. No início do séc. XXI, foi restaurado depois de ter sido completamente destruído por um incêndio florestal e acolhe agora exposições temporárias.

Horário: 3ª a Domingo das 10h/13h e das 14h/18h.

Museu do Fogo e da Resina

Situado no centro histórico de Vila de Rei, antigo edifício da Delegação escolar, e posteriormente IPJ, este espaço foi remodelado e abriu as suas portas a 19 de setembro de 2013 e tem como objetivo introduzir os visitantes numa experiência única, explicando o que é o fogo e fazendo-os viajar no tempo dando a conhecer as origens do fogo e o seu relacionamento com o homem.

Horário: quarta a domingo 9h00 -13h00 14h00 – 17h00 (encerra à segunda- feira, terça-feira e feriados).

Praia Fluvial do Penedo Furado

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infraestruturas. Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade.

O Penedo Furado é um dos locais mais místicos da região. Mitos, contos e lendas que o povo foi passando de geração em geração, fazem também parte da História deste maravilhoso lugar e deixam a imaginação popular aliar-se a toda a beleza do espaço envolvente.

Praia Fluvial do Bostelim

Situada na fronteira entre a freguesia de Fundada e São João do Peso, esta praia é uma das mais recentes alternativas do concelho de Vila de Rei para fugir ao intenso calor dos meses de Verão. Rodeada por montes ricos em biodiversidade e onde quase não se nota a presença humana, a zona balnear de Bostelim tem o sossego e a proximidade à natureza como nota dominante. A zona reservada a banhos é de excelência, especialmente para programas em família, sendo bastante seguro para as crianças e pessoas que requeiram maiores cuidados. Também a área contígua à linha de água é dotada de sombras naturais e solo relvado, para o maior conforto dos utentes.

Praia Fluvial da Zaboeira

Do cimo da montanha onde está localizada avista-se, impávida e serena, a maior reserva natural de água, que deve a sua existência ao principal afluente do Rio Tejo, o rio Zêzere, onde é possível ouvir o chilrear dos pássaros, desfrutar de tranquilos passeios de barco ou praticar desportos aquáticos, além dos tão procurados banhos estivais na piscina flutuante (para adultos e crianças).

Praia Fluvial do Pego das Cancelas

Distante de qualquer povoação, o visitante encontra na praia fluvial do Pego das Cancelas o sossego necessário para o descanso e a reflexão. Pertencente à freguesia de São João do Peso, os fáceis acessos e a boa qualidade da água, apoiados pelo bar, socorrista, parque de merendas, parque de estacionamento e solário dão a esta estância balnear condições ideais. A localização da praia fluvial é também favorável a passeios pedestres, onde poderá descobrir a vida animal entre a mata quase virgem. Para além disto, as águas da ribeira são igualmente ricas em fauna piscícola, com barbos, bogas e bordais em abundância.

Praia Fluvial de Fernandaires

Rodeada por altas montanhas, densamente arborizadas com pinheiros bravos e medronheiros, e habitada por uma pequena povoação, a Praia Fluvial de Fernandaires apresenta aos seus visitantes uma extensa e esplêndida bacia de água, proveniente da barragem de Castelo de Bode. Preservando a natureza pura que a envolve e devido á profundidade da água, este local é dotado de uma piscina flutuante (para adultos e crianças), assim como bar, balneários e zona de estacionamento. Sublinha-se que a Quercus atribui Qualidade de Ouro a Fernandaires e Pego das Cancelas.

Queda de Água – Bicarola

Considerando como local de partida o edifício dos Paços do Concelho, seguir pelo interior da vila, saindo desta pelo Norte (descendo calçada até à ribeira da vila). Passando ao lado do Campo de Futebol entra em estradão de terra batida. Antes de chegar à povoação de Lavadouro, entra num caminho à esquerda. No final deste caminho vira à esquerda para um estradão seguindo as indicações. Ao encontrar uma zona rochosa aprecie o panorama que a queda de água da Bicarola lhe oferece.

Queda de Água – Fragas do Rabadão

Este é um local bastante conhecido no concelho pelas suas características do maciço rochoso de que se destaca uma passagem natural na rocha, daí advir o nome pelo qual é conhecido – Penedo Furado. Local paradisíaco, oferece ao visitante um conjunto de pequenas quedas de água de grande beleza que podem ser apreciadas percorrendo a pé um estreito caminho talhado na rocha. Dois miradouros com acesso direto à estrada, permitem a visão deste conjunto. O acesso faz-se a partir de Vila de Rei, tomando o novo traçado da EN 2 e seguindo até ao desvio para a povoação de Milreu que se atravessa em toda a sua extensão. Quando encontrar um entroncamento, virar à esquerda, 2000 m depois, está no Penedo Furado.

Queda de Água – Poios

Tomando a estrada para Ferreira do Zêzere, um km depois, à esquerda, encontra-se este local que a natureza dotou generosamente. É visível a formação de um vale rochoso pelo qual se precipita, no Inverno e na Primavera, uma torrente em sucessivas cascatas cujo curso pode ser seguido, percorrendo um trilho algo difícil, que se desenvolve ao longo da encosta. Ao chegar ao final do vale em forma de garganta, encontram-se dois enormes rochedos que emprestam ao local um carácter selvagem e distante. Zona óptima para aventureiros e para todos os que gostam de algum risco. A partir deste local existem dois estradões, um que sobe até ao lugar de Paredes, e outro que acede à estrada para Vila de Rei.